Lotada estação de Itaquera deve ganhar a conexão com uma nova linha
O projeto de concessão das Linhas 10-Turquesa e da nova 14-Ônix está na fase de consulta pública, e os documentos disponibilizados revelam detalhes sobre o formato das estações e a operação das duas linhas sob administração da iniciativa privada. A futura concessionária será responsável por construir o novo eixo ferroviário que ligará Santo André a Guarulhos, passando pela zona leste de São Paulo.
Durante a primeira audiência pública, Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP do Governo do Estado de São Paulo, respondeu a questionamentos de especialistas sobre a possível saturação da nova linha. Ele afirmou que o novo eixo, operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), será utilizado como um meio de distribuição de passageiros para outras linhas do sistema metropolitano.
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Um dos pontos centrais do projeto é a futura conexão com a Estação Corinthians-Itaquera, onde a Linha 14-Ônix terá integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 11-Coral da CPTM.
Outras estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
- Estação Pimentas
- Estação Sacramento
- Estação Hospital Jardim Helena
- Estação Vila Jacuí
- Estação Imperador
- Estação Cidade AE Carvalho
A nova estação
De acordo com os documentos da consulta pública, a Estação Itaquera da Linha 14 será elevada e posicionada em ambos os lados da Rua Engenheiro Sidney Aparecido de Moraes. O entorno da estação abriga importantes equipamentos urbanos, como o Shopping Metrô Itaquera, a Neo Química Arena, o Complexo Educacional SESI e SENAI, além das unidades I e II da Fatec Itaquera. Mais ao norte, a região conta com um perfil predominantemente residencial, com edificações de gabarito baixo e médio, além de áreas comerciais de uso misto.
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Integração entre as Linhas 3, 11 e 14
O projeto prevê uma estação elevada, equipada com dois acessos centrais que garantem conectividade e acessibilidade às áreas urbanas próximas. A integração com a Estação Itaquera das Linhas 3-Vermelha e 11-Coral será realizada por meio do compartilhamento de acessos, permitindo a conexão direta entre as estações.
A nova estação da Linha 14 ficará ao sul das estações existentes das Linhas 3 e 11, sendo interligada a elas por uma passarela.
A estrutura da estação foi projetada com um mezanino inferior e duas plataformas elevadas, construídas em concreto armado e cobertas por uma estrutura metálica. O mezanino inferior abrigará o saguão da área paga, salas operacionais, espaços técnicos e sanitários públicos acessíveis. Todas as salas operacionais deverão ser climatizadas de acordo com a ocupação prevista.
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A demanda estimada para a estação é de 26.926 passageiros por dia.
Prazos de Construção
A implantação da Linha 14-Ônix será dividida em quatro trechos:
- Trecho 1: Hospital Jardim Helena ↔ Rio das Pedras
- Trecho 2: Rio das Pedras ↔ ABC
- Trecho 3: Hospital Jardim Helena ↔ Bonsucesso
- Trecho 4: ABC ↔ Jardim Irene
A construção do trecho que inclui a Estação Corinthians-Itaquera está programada para o terceiro ano após a formalização do contrato de concessão.
Previsão de Entrega da Linha 14-Ônix
Segundo o documento “Sumário da Pré-Viabilidade”, o primeiro trecho da Linha 14-Ônix tem previsão de entrega para o ano de 2030.