Aeroporto de Congonhas ganha 10 ônibus elétricos

Renato Lobo

A TEVX Higer e a Aena entregaram, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, dez ônibus elétricos do modelo AZURE A12 BR de para operações no Aeroporto de Congonhas.

A frota entrou em operação no mesmo dia e faz parte de um total de 25 veículos que transportam passageiros dos portões de embarque até as aeronaves.

Também foram entregues três estações de recarga, fornecidas pela empresa chinesa. Cada ônibus pode operar por até três dias antes de precisar ser recarregado, com uma autonomia de até 300 km.

Os veículos possuem piso baixo, ar-condicionado e amplo espaço para bagagens. Contam ainda com sistema de suspensão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB disponíveis em todos os assentos e também para passageiros em pé, sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, que proporcionam conforto térmico para todos os passageiros.

A fabricante ainda negocia a comercialização de outros ônibus elétricos para diferentes aeroportos.

Com zero emissão de gás carbônico e zero ruído, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil

“Estamos muito felizes com essa parceria e que marca nossa entrada no segmento de aeroportos. Um projeto no qual oferecemos veículos inovadores e sustentáveis, além de uma solução completa em mobilidade elétrica, com todo o suporte para implantação e operação da infraestrutura. Temos certeza de que esse modelo, já testado e aprovado em outros projetos no país, será um grande sucesso no Aeroporto de Congonhas”, destaca Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.

Foto: Renato Lobo

Reforma de Congonhas

A entrega faz parte de um conjunto de melhorias em andamento no Aeroporto de Congonhas, incluindo sua ampliação, que deve aumentar a área destinada aos passageiros em até 40%. A conclusão da reforma está prevista para 2028, com um investimento estimado em R$ 2,8 bilhões.

Com as obras, o movimento anual do aeroporto pode crescer de 24 para 29 milhões de passageiros.

“A implementação dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas reforça nosso comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal. Além disso, essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e contribuindo para um futuro mais verde. Estamos sempre buscando inovação para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que adotamos soluções responsáveis para o meio ambiente”, afirma Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena.

YouTube video

Via Trolebus