As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, iniciadas em 2012, seguem em curso, e quase 15 anos depois, quem passa pela Avenida Roberto Marinho ou pela Marginal Pinheiros ainda não viu um trem transportando passageiros ou sequer realizando testes.
Testes devem começar em breve
De acordo com o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, durante visita às obras do eixo de transporte que promete conectar o Aeroporto de Congonhas à malha metroferroviária, os testes com o primeiro trem devem começar em breve.
“Os testes se iniciam nesse trimestre. Nós devemos levar esse trem para cima (do Pátio) e já iniciar o deslocamento na via mesmo, onde ele vai se deslocar recebendo passageiros”, afirmou Ramuth.
Próximas fases e expansão da Linha
Sem mencionar prazos específicos, o vice-governador também falou sobre as futuras expansões da Linha 17-Ouro. Os planos incluem a extensão até as estações São Paulo-Morumbi, na Linha 4-Amarela, e Jabaquara, na Linha 1-Azul.
Ramuth destacou ainda a possibilidade de aproveitar a linha de produção da empresa BYD, na China, responsável pela fabricação dos 14 primeiros trens, para a produção de composições adicionais.
“Não está definido ainda o cronograma exato, mas é o nosso desejo aproveitar essa linha de produção que já existe na China, porque as fases 2 e 3 vão necessitar de mais trens em operação, o que também precisa ser planejado”, concluiu.
Frota total
Segundo Roberto Torres, gerente de empreendimentos da Linha 17, em entrevistas a sites especializados, como o Via Trolebus, serão necessários mais 12 trens para completar a frota da linha.
“Serão 26 trens no total. Este pátio tem capacidade para atender toda a linha. Estamos construindo, ao lado da subestação primária da Viamobilidade, uma subestação exclusiva para esse trecho, e no futuro teremos outra subestação para os trechos de expansão”, explicou.