A ViaMobilidade estuda a possibilidade de estender a Linha 9-Esmeralda em dois trechos: de Osasco até Barueri e um outro ramal até Água Branca ou Barra Funda.
O objetivo, segundo o diretor da ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9, André Costa, é otimizar a integração entre as Linhas 8 e 9. A nova extensão e o novo ramal devem aumentar o número de conexões na malha metroferroviária e reduzir o intervalo entre os trens nos trechos atendidos.
Como funcionaria a Linha 9?
O modelo planejado seria em bifurcação, ou “Y”, com trens que partem de Varginha, alternando entre os destinos Barueri e Água Branca ou Barra Funda.
A ideia é que, no trecho entre Imperatriz Leopoldina e Água Branca/Barra Funda, os trens compartilhem vias, permitindo a redução do intervalo para três minutos.
Para viabilizar o projeto, será necessário construir um novo viaduto que conectará a estação Ceasa da Linha 9-Esmeralda à estação Imperatriz Leopoldina da Linha 8-Diamante.
Situação do projeto e prazos
De acordo com André Costa, o projeto funcional já foi concluído, e agora será elaborado um estudo de viabilidade, com duração estimada de 18 meses. As análises vão determinar se a Linha 9 vai parar em Água Branca ou Barra Funda.
Após a conclusão do estudo, será necessária a aprovação do poder concedente, que é o Governo do Estado. Com o início das obras, a previsão é de 36 meses para a conclusão das intervenções.
Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 480 milhões. Além de ampliar as conexões, a iniciativa permitirá reduzir o intervalo entre trens para cerca de três minutos em toda a linha. Com isso, será possível atender a um maior número de passageiros por hora, especialmente nos horários de pico, e aumentar a quantidade de trens em circulação, tornando o sistema mais eficiente e confiável.
A interligação também facilitará a oferta de serviços exclusivos da ViaMobilidade, como trens expressos para grandes eventos, beneficiando mais passageiros. O mesmo trem poderá atender clientes das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, maximizando o uso da infraestrutura existente, como trilhos, sinalização e estações.