Um dos tatuzões responsáveis pela escavação dos túneis da Linha 6-Laranja de metrô registrou um feito inédito ao bater recordes de escavação.
De acordo com informações divulgadas pela Linha Uni, empresa encarregada da construção e futura operação do trecho, as duas tuneladoras estão avançando em direção aos pontos finais de escavação.
A máquina que opera no sentido sul atingiu um marco impressionante, superando os índices de outras linhas de metrô na cidade. Em apenas 24 horas, foram escavados mais de 41 metros de túnel. Além disso, a tuneladora mantém uma produtividade consistente, com médias diárias superiores a 25 metros escavados.
Progresso nas Obras
As obras seguem com atividades simultâneas em 15 estações, no Pátio Morro Grande e em 18 poços de ventilação e segurança (VSE). Até o momento, 10 estações já tiveram as escavações concluídas, e 2,4 quilômetros de túneis foram escavados pelo método convencional (NATM).
Na fábrica de aduelas, todas as 6.973 peças necessárias para a formação dos túneis foram fabricadas. Além disso, oito estações já ultrapassaram 50% de conclusão, com destaque para Brasilândia e Água Branca, que superaram os 65%, e Santa Marina e Perdizes, que avançaram além dos 70%.
Instalação de trilhos
Entre os marcos recentes, destacam-se o início da montagem da via permanente no túnel e a instalação dos trilhos no trecho entre o VSE Tietê e a Estação Água Branca. Também foi concluída a ligação subterrânea entre o Pátio Morro Grande e a Estação Brasilândia.
“A Linha Uni segue avançando em parceria com a ACCIONA e mantém o compromisso com a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina. Com as escavações quase finalizadas, esperamos um ritmo ainda mais acelerado na implantação do projeto a partir deste ano. Estamos orgulhosos de contribuir para a mobilidade e a qualidade de vida em uma cidade tão desafiadora como São Paulo”, afirmou Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni.