O Colegiado de Membros da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) do Governo do Estado de São Paulo, durante sua 131ª reunião, deliberou favoravelmente sobre o projeto de autoprodução de energia para operadoras de trem e metrô na região metropolitana de São Paulo.
Os projetos foram apresentados pelas concessionárias das linhas 5-Lilás e 17-Ouro (ViaMobilidade), 4-Amarela (ViaQuatro), além das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, também operadas pela ViaMobilidade. As linhas 4 5 são de metrô, as 8 e 9, de trem metropolitano, e a 17 de monotrilho.
A CMCP validou todos os procedimentos realizados no processo e determinou que as áreas técnicas adotem as medidas necessárias para a execução do projeto. A decisão considera viável a implementação do modelo de autoprodução por equiparação.
A autoprodução de energia oferece diversos benefícios, entre eles: diminuição de custos, maior previsibilidade no orçamento, contribuição para práticas mais sustentáveis e redução na emissão de gases que causam o efeito estufa.