Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
Monotrilho

Revelados os prazos para obras das fases 2 e 3 da Linha 17 do monotrilho

Uma apresentação realizada nesta terça-feira, 7 de janeiro de 2024, durante a visita de uma comitiva do governo do estado às obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, revelou o cronograma de implantação das fases 2 e 3 do projeto.

Atualmente, o monotrilho está em obras na primeira fase, que conecta a Estação Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, incluindo uma extensão até a futura estação Washington Luís. A previsão de entrega é para 2026.

Expansão em Estudo

Durante a visita, o vice-governador Felicio Ramuth comentou sobre as etapas futuras do projeto, embora ainda sem detalhar datas precisas:

“Não está definido ainda o cronograma exato, mas é o nosso desejo aproveitar essa linha de produção que já existe na China, porque as fases 2 e 3 vão necessitar de mais trens em operação, o que também precisa ser planejado”, afirmou.

No entanto, uma apresentação aparentemente interna do Metrô de São Paulo revelou um cronograma mais detalhado:

  • Trecho 2: Entre Morumbi e São Paulo-Morumbi, com 6,7 quilômetros de extensão e cinco estações. Previsão para início das obras em 2028.
  • Trecho 3: Entre Washington Luís e Jabaquara, com 3,4 quilômetros de extensão e cinco estações. Previsão para início das obras em 2029.
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

Frota Prevista

A frota inicial contará com 14 trens em produção pela BYD, suficientes para atender o primeiro trecho de 7 quilômetros. Para as fases 2 e 3, estão previstos mais 12 trens, totalizando 26 composições para atender todo o trajeto planejado.

Capacidade e Integrações

A expectativa é que o primeiro trecho da Linha 17 atenda aproximadamente 100 mil passageiros por dia. Com as expansões previstas, a linha ganhará uma característica perimetral, aumentando as conexões com o restante da rede metroferroviária.

  • Fase 2: Conexão com a Linha 4-Amarela na Estação São Paulo-Morumbi.
  • Fase 3: Integração com a Linha 1-Azul na Estação Jabaquara.

Essas conexões prometem facilitar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento entre as regiões sul e oeste da capital paulista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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