A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (9) a primeira fase das obras no Terminal Itaquera, localizado na Zona Leste da capital.
O prefeito Ricardo Nunes visitou as obras do novo Terminal Satélite de Itaquera, que ampliará a capacidade de atendimento, contará com novas linhas de ônibus e beneficiará aproximadamente 430 mil pessoas diariamente na região. O investimento total no projeto é de R$ 252,3 milhões.
“Hoje entregamos a ampliação da primeira fase desse projeto. O terminal atende cerca de 35 mil passageiros por dia e enfrentava problemas de mobilidade. Com essas melhorias, o fluxo será significativamente aprimorado”, afirmou o prefeito. Ele destacou que a etapa concluída inclui a expansão do terminal e a construção de uma passarela, conectando-o ao Metrô, à CPTM, ao Poupatempo e ao Shopping Itaquera.
A nova estrutura foi equipada com duas escadas rolantes, uma escada fixa, um elevador e outros recursos de acessibilidade, garantindo mais conforto e segurança aos usuários, além de facilitar os deslocamentos.
Sobre o avanço nas obras do Terminal Satélite de Itaquera, Nunes enfatizou que foram gerados 500 empregos diretos e indiretos. A capacidade do terminal aumentará de 35 mil para 52 mil passageiros diários. “Em janeiro de 2026, entregaremos a conclusão desta obra, que vai atender mais usuários e adicionar 11 novas linhas, melhorando ainda mais a integração entre o transporte coletivo de ônibus, o Metrô e a CPTM”, explicou o prefeito.
O novo terminal
O novo Terminal Itaquera terá uma área total de 36 mil m² e está sendo construído em um terreno adjacente ao atual, aumentando sua capacidade para atender à crescente demanda da região. A nova estrutura será equipada para receber novas linhas de ônibus e facilitar a integração multimodal com a Linha 3-Vermelha do Metrô (Corinthians/Itaquera) e a Linha 11-Coral da CPTM.
O projeto prevê três pavimentos, incluindo dois subsolos destinados ao estacionamento, com 463 vagas para automóveis e 98 para motocicletas. Entre as melhorias planejadas estão novas plataformas de embarque e desembarque, salas operacionais, postos de vigilância, espaços multiuso, serviços de informação, guichês de bilheteria e acessibilidade completa, com rampas, elevadores panorâmicos e escadas rolantes.
A estrutura também contará com sanitários públicos, fraldário, refeitório, vestiários, quiosques comerciais, um paisagismo renovado e novas alças de acesso ao terminal, proporcionando mais conforto e funcionalidade para os usuários.