Renato Lobo | Via Trolebus
SPTrans

Prefeitura interdita pistas da Radial Leste para corredor de ônibus

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por meio da SPObras, iniciou nesta segunda-feira, 20, intervenções na Avenida Alcântara Machado, como parte do avanço das obras do BRT Radial Leste. As atividades serão realizadas no trecho entre as ruas da Figueira e Wandenkolk, e o corredor tem previsão de entrega para fevereiro de 2026.

Alterações no trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará o monitoramento do trânsito na região, com interdições parciais no sentido centro da Avenida Alcântara Machado, no trecho entre as ruas Wandenkolk e da Figueira, no bairro da Mooca.

Interdições:

  • Duas faixas da esquerda no sentido centro estarão bloqueadas.

Alternativa:

  • O tráfego será desviado para as faixas da direita.

Agentes da CET estarão no local para organizar o trânsito, garantindo fluidez e segurança para motoristas e pedestres.

Mudança provisória de ponto de ônibus

A SPTrans informa que o ponto de parada localizado na Avenida Alcântara Machado, nº 35 – lateral, próximo à Rua da Figueira, será transferido temporariamente para o nº 91 – lateral, no Brás, com atendimento à direita.

Apesar da mudança, as linhas de ônibus que passam pela região manterão seus itinerários habituais.

Sobre o BRT Radial Leste

O novo corredor BRT conectará o Parque Dom Pedro II, na região central, à Estação Penha do Metrô, na Zona Leste, percorrendo 9,8 km. A expectativa é de atender até 400 mil passageiros diariamente, reduzindo em até 50% o tempo de deslocamento entre essas regiões.

Principais características do projeto:

  • Investimento de R$ 385,9 milhões;
  • Faixas exclusivas para ônibus em pavimento rígido, mais resistente;
  • Faixas de ultrapassagem nas paradas;
  • Passeios acessíveis, melhorias na iluminação e semáforos inteligentes;
  • Redes de energia elétrica e telecomunicações enterradas para maior segurança e melhor paisagismo.

Ciclovia e segurança:

  • Será implantada uma ciclovia ao longo do corredor, equipada com totens de segurança com botões de alarme, câmeras e comunicação direta com as estações e a Central de Controle.
  • Haverá também a implementação de uma faixa azul exclusiva para motociclistas, aumentando a segurança no tráfego local.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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