O Governo de São Paulo divulgou imagens atualizadas da futura estação Vereador José Diniz, parte da Linha 17-Ouro do monotrilho.
Progresso das Obras
De acordo com o comunicado oficial, 72% das obras da estação já foram concluídas. Atualmente, a construção avança na fase de acabamentos internos e externos, incluindo:
- Piso tátil,
- Topografia para paisagismo,
- Estrutura metálica dos elevadores.
No que diz respeito aos sistemas, estão sendo implantados:
- Portas de plataforma,
- Ventilação auxiliar,
- Quadros de baixa tensão,
- Elevadores,
- Escadas rolantes,
- Cubículos de média tensão.
Situação do Pátio Água Espraiada
Já o Pátio Água Espraiada, responsável pela manutenção e operação dos trens, registra 66% das obras concluídas. Nesta etapa, estão em execução:
- Instalação de vigas-guia,
- Implementação de track switches (chaves de via), utilizadas para direcionar os trens de uma linha para outra, proporcionando maior eficiência operacional.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, destacou a importância do projeto:
“As obras da Linha 17-Ouro reforçam o compromisso desta gestão em modernizar e melhorar a mobilidade urbana de São Paulo. Essa linha será um marco na integração entre o Aeroporto de Congonhas e o sistema de transporte público, beneficiando milhares de passageiros. Já recebemos dois trens que atenderão a linha e seguiremos trabalhando para que cada etapa avance com qualidade.”
Benefícios do Projeto
A Linha 17-Ouro é considerada fundamental para conectar o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária da cidade, proporcionando maior integração e agilidade no transporte público. A previsão de entrega é para segundo semestre de 2026. A linha vai ligar o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda, passando pela estação Campo Belo, em integração com a Linha 5-Lilás.