Divulgação
Trens Urbanos

Nova operadora da Linha 7-Rubi faz treinamento para detectar anomalias

Na semana passada, a TIC Trens realizou um treinamento focado na manutenção da Rede Aérea, parte do plano de capacitação de seus colaboradores para o início da operação da Linha 7-Rubi, prevista para novembro deste ano.

De acordo com a nova operadora, o treinamento reforçou o uso de técnicas avançadas de monitoramento em tempo real da Rede Aérea de Tração, permitindo a detecção precoce de anormalidades no sistema. Esse sistema é crucial para transmitir energia das subestações aos trens, garantindo sua operação segura e eficiente.

Além da capacitação sobre a Rede Aérea, o programa também abrangeu outras disciplinas essenciais dos sistemas de energia, como Baixa Tensão, Média Tensão e Subestações/Cabines Seccionadoras.

O treinamento foi dividido em duas etapas:

  • Teórica: Uma visão geral sobre a Rede Aérea, com informações técnicas sobre a Linha 7-Rubi, componentes do sistema, funções e desenhos elétricos utilizados na manutenção.
  • Prática: Simulações de rotina de manutenção, incluindo visitas às oficinas, manobras em chaves seccionadoras, práticas de segurança em fios e cabos, além do uso do vagão de manutenção.

Desde dezembro de 2024, a TIC Trens tem recebido treinamentos realizados pela CPTM, com o objetivo de preparar seus colaboradores para garantir um serviço de alta qualidade na operação da Linha 7-Rubi.

A TIC Trens é responsável pela futura operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi, além da implantação e gestão do Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermetropolitano).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus