Trem das Onze e o Tramway da Cantareira
“Moro em Jaçanã, se eu perder esse trem, que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã.” Esse trecho é da música “Trem das Onze“, de Adoniran Barbosa, produzida em 1964. A canção faz referência ao Tramway da Cantareira.
O serviço ferroviário operou entre 1893 e 1965, conectando o município de São Paulo, entre o bairro do Pari e a Cantareira (próximo ao atual bairro do Tremembé). Também havia um ramal que seguia até o município de Guarulhos.
Nova Linha de Metrô remonta duas estações
Um dos ramais do Tramway da Cantareira era o de Guapira, que atendia a Estação Guarulhos, no centro de Guarulhos, e a Vila Augusta. Essas duas regiões devem receber estações da futura Linha 19-Celeste do Metrô, cuja licitação para as obras deve ser lançada ainda este ano.
Investimento na Linha 19-Celeste
O investimento previsto para a Linha 19-Celeste é de R$ 19,5 bilhões. A execução será realizada gradualmente durante todo o período de implantação, abrangendo obras civis e outras etapas futuras, como o fornecimento de trens, sistemas de controle e as desapropriações necessárias.
As duas estações da futura Linha 19
Estação Vila Augusta
Situada em uma quadra entre a Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e a Avenida Guarulhos, com uma extensão aproximada de 350 metros:
Estação Guarulhos Centro
Prevista para a Rua Cerqueira César, entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Antônio de Souza, próxima à Praça IV Centenário. A estação terá uma profundidade de 35 metros e capacidade para 51 mil passageiros diários:
Falamos desse tema em nosso canal no YouTube: