A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô anunciou a conclusão do processo licitatório para a elaboração do estudo mercadológico da futura Linha 20-Rosa, que ligará as estações Santa Marina e Santo André.
Após análise das propostas e documentação apresentadas, foi habilitado e selecionado o consórcio GQS – L20, formado pelas empresas Geribello Engenharia Ltda, Quanta Consultoria Ltda e SMF Serviços Metroferroviários Ltd.
O novo ramal terá 32,6 km de extensão, conectando São Paulo e o ABC Paulista. O projeto inclui a construção de 24 estações, 22 poços de ventilação e saída de emergência (VSE), 11 poços exclusivos para saída de emergência (SE), além de dois pátios para estacionamento e manutenção de trens e três subestações de energia.
Programa de Expansão e Parcerias
A expansão da rede metroviária faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Esse plano prevê a implementação das Linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom, por meio de parcerias público-privadas (PPP). Além de ampliar a rede, o projeto também contempla a operação e manutenção das novas linhas, com foco na integração do setor privado para otimizar os investimentos.
Planejamento
Atualmente, o sistema metroviário de São Paulo possui 101,1 km de trilhos em operação, com mais 35,8 km considerados prioritários para expansão. Os estudos e análises estão sendo conduzidos pela International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial especializado no desenvolvimento de projetos voltados para o setor privado em mercados emergentes.