Foto: Divulgação Governo do Estado do Piauí
VLT

Metrô de Teresina tem aumento de 40% na demanda após tarifa zero

Com a implantação da tarifa zero, o Metrô de Teresina registrou um aumento significativo no número de passageiros. Na terça-feira (7), primeiro dia de gratuidade, o volume de usuários cresceu 40%. De acordo com a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), cerca de 7 mil pessoas utilizaram o serviço ao longo do dia, comparado às 5 mil usuais antes da medida.

A medida foi implementada pelo governador Rafael Fonteles com o objetivo de beneficiar famílias de baixa renda e facilitar o acesso ao transporte público. O Metrô de Teresina, que percorre 13,5 km entre a zona sudeste e o centro da cidade, agora atende gratuitamente a toda a população.

VLT em operação no Metrô de Teresina durante o dia, parado em uma estação com as portas fechadas. Na imagem, o trem é visto na diagonal, de frente. O veículo é branco com detalhes em verde. A estação tem teto em formato circular com uma abertura no alto que permite entrada de luz natural. Há uma pessoa de pé, do lado direito da imagem vestindo camisa clara e calça jeans. No letreiro do trem, pode-se ler "Governo do Estado do Piauí".
VLT do Metrô de Teresina na plataforma de estação. 2021. Foto: Wesley Lustosa, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Novos veículos e modernização

A primeira fase do projeto inclui a substituição de dormentes e trilhos, reforma ou construção das estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, rebaixamento do cruzamento na Avenida Higino Cunha, construção de um muro de contenção, terraplenagem para a duplicação da linha férrea, além do alargamento da passarela sobre o Rio Poti para uso de pedestres e ciclistas. Esta etapa conta com um investimento de R$ 192 milhões e já alcançou 40% de conclusão.

Como parte do plano, o Governo do Piauí também vai adquirir três novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que se somarão aos três já em operação. Os novos trens estão previstos para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2026, com investimento de R$ 97,1 milhões.

No total, estão sendo aplicados R$ 527 milhões no Metrô de Teresina, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.

A segunda fase do projeto, orçada em R$ 237,9 milhões, contempla a construção de uma nova linha paralela à existente, duplicando a capacidade do sistema. Também estão previstas a reforma das estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal, além da construção das estações Mafuá, Piçarra e São João. Outras melhorias incluem a implantação de bilhetagem com reconhecimento facial, a modernização do Centro de Controle de Operações e a reforma da oficina de manutenção.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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