O Secretário-Chefe da Casa Civil, Afonso Florence, afirmou nesta quinta-feira (16), durante a tradicional Lavagem do Bonfim, que a licitação para a extensão do metrô de Salvador até o Campo Grande deve ser lançada ainda no primeiro trimestre de 2025.
O novo trecho terá 1,2 km de extensão e será totalmente subterrâneo. Afonso Florence falou também sobre novos trens para o sistema administrado pela CCR Metrô Bahia.
Florence revelou que já foi protocolada uma operação de crédito destinada à aquisição dos trens para o novo trecho. Toda a documentação necessária também foi submetida à Caixa Econômica Federal para avaliação.
Segundo Florence, a previsão é que o edital da extensão seja publicado até março. No entanto, ele ressaltou que o avanço do projeto não depende exclusivamente do governo estadual, já que a iniciativa faz parte do Novo PAC, coordenado pelo Governo Federal.
“Toda a documentação foi entregue à Caixa, que está em fase de análise. O cronograma indica que a manifestação da Caixa ocorrerá na primeira semana de fevereiro. Nossa expectativa é lançar a licitação em março. Apesar de não ser uma ação exclusivamente estadual, os recursos estão assegurados pelo PAC”, explicou o secretário.