Desde o início da fiscalização contra invasões às faixas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro do Rio de Janeiro, mais de 13 mil motoristas foram multados, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo.
Com a implantação do sistema de videomonitoramento em dezembro de 2023, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) já emitiu 14.689 multas relacionadas a irregularidades nos trilhos do VLT. Dessas, 13.689 foram por invasão de veículos, uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 293,45 e perda de sete pontos na CNH. Além disso, 404 multas foram aplicadas por estacionamento irregular sobre os trilhos.
Os trechos mais problemáticos apontados pela concessionária do VLT incluem a Rua Senador Pompeu, além das Avenidas Rio Branco e Binário do Porto.
Rodrigo Feitoza, gerente executivo de operação do VLT Carioca, destacou os esforços da equipe para garantir a segurança da circulação:
“Utilizamos alertas sonoros diariamente, realizamos treinamentos regulares com as equipes, mantemos sinalização adequada e promovemos campanhas educativas para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre os riscos do acesso indevido aos trilhos do VLT. Durante as férias, intensificamos essas ações, já que muitos visitantes não estão familiarizados com as regras de trânsito e a circulação do VLT. Nosso objetivo é sempre assegurar uma operação segura e evitar a necessidade de multas.”