Metrô

Linha circular do Metrô de Madri vai operar “sem condutor”

A Alstom assinou um contrato com o Metrô de Madri para modernizar a sinalização da Linha 6, que se tornará a primeira linha sem motorista da cidade.

Com 23,5 km de extensão e 28 estações, a Linha 6 é circular e uma das mais movimentadas do sistema, transportando quase 400 mil passageiros por dia e conectando toda a rede de metrô.

A transição para uma operação totalmente automatizada marca um importante avanço no transporte urbano de Madri, proporcionando uma experiência de viagem mais eficiente e sustentável para os passageiros. A modernização também trará benefícios como maior resiliência, redução no consumo de energia e atualização tecnológica para a rede.

Detalhes do projeto

O contrato prevê o design, engenharia, instalação e comissionamento de um novo sistema de sinalização e intertravamentos eletrônicos. A atualização levará o controle de trens baseado em comunicações (CBTC) do Grau de Automação 2 (GoA2), que requer intervenção parcial de motoristas, para o Grau de Automação 4 (GoA4), que permite uma operação totalmente autônoma.

Além disso, será implementado um novo sistema de Supervisão Automática de Trens (ATS) para melhorar o monitoramento e controle das operações.

“Somos gratos ao Metrô de Madri pela confiança em nossa equipe e em nosso Centro de Excelência em Sinalização Ferroviária em Madri para executar este projeto icônico que transformará o sistema de transporte da cidade. Este contrato reforça nosso compromisso em oferecer soluções de mobilidade mais sustentáveis e inteligentes”, afirmou Leopoldo Maestu, Diretor-Geral da Alstom para Espanha e Portugal.

A Alstom colabora com o Metrô de Madri há mais de 50 anos, tendo fornecido o primeiro sistema de sinalização CBTC para as linhas 1 e 6, além de grande parte dos intertravamentos da rede. A empresa também produziu 85% dos sistemas de tração da frota do metrô, fabricados em sua unidade industrial em Trápaga (Bizkaia).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus