O Metrô de São Paulo informou que a Linha 1-Azul voltou a operar normalmente em toda a sua extensão, entre Jabaquara e Tucuruvi. As estações Tucuruvi, Jardim São Paulo e Parada Inglesa foram reabertas às 23h05 deste domingo (26).
Após as fortes chuvas que atingiram a estação Jardim São Paulo na sexta-feira (24), uma grande enxurrada atingiu as plataformas e trilhos.
Cerca de 200 profissionais atuaram na drenagem, limpeza e reforço estrutural para garantir a retomada da operação com total segurança.
Nesta segunda, as três estações foram abertas normalmente às 4h40. A empresa ainda explicou que
ao longo deste período, as áreas internas e de fluxo da estação Jardim São Paulo – atingida pelas fortes chuvas na região metropolitana na sexta-feira – foram limpas, sistemas eletroeletrônicos foram restabelecidos e a água que invadiu a via dos trens foi totalmente drenada. Também foi isolado e reforçado estruturalmente um muro do acesso, que sucumbiu com a força da água, não impedindo a inundação da estação.
Já a via por onde circulam os trens foi lavada, com os sistemas elétricos e de sinalização e controle aferidos para o cumprimento de todas as garantias da operação em segurança. O Metrô também acionou as equipes terceirizadas de manutenção especializada de elevadores para o ajuste e troca de peças do equipamento de acesso à plataforma, que está indisponível pelos danos provocados pela água.