Fonte: SPI
VLT

Governo fala sobre prazos de VLT em Sorocaba

O projeto de implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região de Sorocaba teve seu prazo de consulta pública e a previsão para a assinatura do contrato divulgados, passos importantes para viabilizar o início das obras. As informações foram divulgadas na TV Tem.

Junto com outro sistema previsto para Campinas, o projeto faz parte de um programa de parcerias do Governo do Estado de São Paulo. Conforme informado pela Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos, a consulta pública, que permitirá à população opinar sobre o projeto, está programada para ocorrer entre o terceiro e o quarto trimestre de 2026.

Após essa etapa, será lançado o edital para as empresas interessadas em participar do leilão. A previsão é de que o contrato entre o governo estadual e a empresa vencedora seja assinado no final de 2027 ou no início de 2028.

Detalhes do projeto

O VLT de Sorocaba terá 25 km de extensão e contará com 13 estações, proporcionando melhorias significativas no transporte público da cidade. O sistema aproveitará o eixo ferroviário já existente, conectando a região à capital por meio do TIC Eixo Oeste e oferecendo uma alternativa ao uso de automóveis. Entre os benefícios esperados estão a redução de emissões de carbono e a diminuição de congestionamentos.

O projeto deverá atender a cerca de 760 mil pessoas e gerar aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus