Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Governo de São Paulo divulga cronograma para trens que atenderão Campinas

O Governo de São Paulo anunciou os prazos para o início das obras e operação dos novos serviços de trem que conectarão Campinas à capital paulista.

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará Campinas à Estação Barra Funda, na cidade de São Paulo, será o primeiro trem de média velocidade do Brasil. Com um percurso de 101 km realizado em cerca de 60 minutos, o trem operará de forma expressa, com parada em Jundiaí. O TIC alcançará uma velocidade de até 140 km/h e terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem.

Além do TIC, o projeto estadual, coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), inclui o Trem Intermetropolitano (TIM). Este serviço fará a ligação entre Jundiaí e Campinas em um trajeto de 44 km, com duração de 33 minutos, e contará com paradas intermediárias em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Renato Lobo | Via Trolebus

Prazos e investimentos

As obras do TIC estão programadas para começar em 2026, com conclusão prevista para 2031, enquanto as do TIM iniciarão no mesmo ano, mas com previsão de término em 2029.

O TIC Eixo Norte receberá um investimento total de R$ 14,2 bilhões, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. O projeto beneficiará 11 municípios e cerca de 15 milhões de pessoas na região.

Empresa responsável

As intervenções serão realizadas pela TIC Trens S.A., empresa vencedora do leilão que incluiu a concessão da Linha 7 da CPTM. A concessionária assumirá a operação da linha em novembro deste ano.

Confira imagens do trecho entre Jundiaí e Campinas:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus