Governo cita prazos para operação de trem entre SP e Sorocaba

Divulgação

O Governo de São Paulo planeja lançar o leilão do segundo trecho do Trem Intercidades (TIC) ainda neste ano. Trata-se do Eixo Oeste do projeto, que contempla a ligação ferroviária entre São Paulo e Sorocaba.

Os prazos para o início das operações são otimistas, de acordo com reportagem da TV Tem. A previsão é de que as obras comecem em 2027 e que o trem esteja operando até 2032, conforme informações da Secretaria de Parcerias e Investimentos.

Segundo o site da pasta, o leilão está programado para o quarto trimestre de 2025, com a assinatura do contrato prevista para o primeiro trimestre de 2026. O projeto deve receber investimentos de aproximadamente R$ 10 bilhões.

Estação Sorocaba

O projeto

O TIC Eixo Oeste proporcionará a ligação ferroviária entre a capital, a Região Metropolitana de São Paulo e o município de Sorocaba. O trajeto, que atualmente leva cerca de 110 minutos de carro ou 130 minutos de ônibus, será reduzido para apenas 60 minutos com o novo trem. O projeto inclui a construção de quatro novas estações e tem uma demanda estimada de 50 mil passageiros por dia.

A proposta será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), seguindo as diretrizes de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O escopo do projeto inclui estudos de pré-viabilidade e estruturação, que estão sendo conduzidos pela International Finance Corporation (IFC), vinculada ao Banco Mundial.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus