A estação Penha do Metrô, em meados de 2028, deve ganhar duas novas conexões e se transformar em um novo hub de conexão da malha metroviária, permitindo a conexão entre as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 11-Coral.
O novo ponto de conexão deve alterar a forma como as pessoas se deslocam na própria rede sobre trilhos, expandindo as conexões. A extensão da Vila Prudente até a Penha ainda trará novos passageiros para a própria Linha 2. Estima-se que o ramal, quando chegar até Guarulhos, leve mais passageiros que a própria Linha 3-Vermelha.
A Penha, portanto, será uma estação importante que vai ajudar nessa dinâmica de distribuição.
A obra
O site recebeu imagens de Jean Veber, que mostram o andamento das obras. Segundo informou o Metrô ao Via Trolebus, a evolução física da obra é de 53%, o que compreende obras civis e sistemas.
Na imagem abaixo, é possível observar que o corpo da estação está ganhando forma, no lugar da grande fenda que existia quando o poço foi escavado.
Já na próxima imagem, acima, é possível ver uma das salas técnicas, e abaixo, a ligação entre a estação da Linha 2-Verde e da Linha 11-Coral.
Na próxima, as salas técnicas estão ganhando forma.
E, na seguinte, a plataforma da Linha 11-Coral está sendo erguida.