Nesta segunda-feira, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a elaboração de estudos para a expansão da Linha 9-Esmeralda até Parelheiros, em um trecho de aproximadamente 5 quilômetros. As análises têm previsão de duração de 12 meses.
No entanto, o atendimento ferroviário já foi realizado até bairros mais afastados de São Paulo, como Marsilac, próximo ao litoral, passando pela antiga parada de Parelheiros, na estação Evangelista de Souza.
Em 1957, a estação Evangelista de Souza tornou-se o ponto de entroncamento do ramal de Jurubatuba, inaugurado pela Estrada de Ferro Sorocabana, conectando a Estação Júlio Prestes, no centro da capital, à ferrovia Mairinque-Santos. Caso atualmente os trens percorressem esse trajeto entre o centro de São Paulo e o litoral, utilizariam os trilhos das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
As operações de passageiros no trecho Mairinque-Santos foram encerradas por volta de 1973, mantendo apenas um serviço destinado aos funcionários da Fepasa. A estação Evangelista de Souza passou, então, a fazer parte do ramal de Jurubatuba, recebendo trens suburbanos até cerca de 1979.
Na década de 1980, a Fepasa reintroduziu o transporte de passageiros no ramal Mairinque-Santos, embora apenas no trecho entre Embu-Guaçu e Santos. Já o chamado Ramal Sul da Fepasa foi submetido a obras de modernização a partir de 1974, o que resultou na interrupção do serviço suburbano em 1979. As operações foram retomadas em 4 de abril de 1981, com início a partir da estação Osasco, substituindo a antiga partida da Júlio Prestes.
O ramal reformulado passou a atender somente as estações Osasco, Presidente Altino, Ceasa, Jaguaré, Cidade Universitária e Pinheiros. Após Pinheiros, apenas o transporte de carga continuava até Evangelista de Souza.