Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Estudo do BID vai definir traçado de trem entre SP e Santos e São José

O Governo de São Paulo deve firmar um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a realização de estudos que definirão os traçados de dois eixos do Trem InterCidades: o eixo Leste e o eixo Sul. O eixo Leste conectará São Paulo a São José dos Campos, enquanto o eixo Sul ligará São Paulo a Santos.

Ainda existem dúvidas sobre os melhores traçados para esses projetos, que ocupam o terceiro e quarto lugar na lista de prioridades em transporte de médio percurso da atual gestão. O primeiro projeto, que já teve o contrato assinado, é o trem entre São Paulo e Campinas, enquanto o segundo, ligando São Paulo a Sorocaba, terá seu leilão realizado ainda neste ano.

Alternativas de Traçado

Eixo Sul:
Para o eixo Sul, pelo menos três opções estão sendo consideradas:

  • Via ABC e Paranapiacaba: Utilizando a faixa de domínio da cremalheira. No entanto, a descida da Serra pela ferrovia atualmente utilizada pelos trens de carga é muito disputada, o que representa um desafio para viabilizar o projeto.
  • Via Linha 9 e Parelheiros: Este traçado refaz o percurso dos antigos trens que operaram nesse eixo até os anos 1970.
  • Via Rodovia dos Imigrantes: A ferrovia acompanharia a faixa de domínio da rodovia até a região da interligação, conectando-se à Ferrovia Santos-Cajati, o que permitiria a chegada do trem até Santos.

Segundo o governo, a escolha do melhor traçado dependerá de dois fatores principais: o custo de implantação (CAPEX) e o tempo de viagem. O governador Tarcísio de Freitas declarou:

“Nós temos algumas alternativas de traçado. Obviamente, você sempre pensa na alternativa Parelheiros, Itanhaém, Mongaguá, conectando aquela antiga linha da Santos-Cajati para chegar em Santos. É uma possibilidade. Mas existem outras possibilidades também, como margeando a Imigrantes. Vamos analisar os custos e o tempo de viagem para decidir o melhor traçado.”

Eixo Leste:
Para o eixo Leste, duas possibilidades estão em análise:

  • Via Rodovia Ayrton Senna: Utilizando a faixa de domínio da rodovia.
  • Via Linha 11-Coral e Mogi das Cruzes: O trajeto seguiria pela Linha 11 até Mogi e, a partir daí, prosseguiria até São José dos Campos.
Fonte: Governo de SP

Os estudos contratados com o BID serão fundamentais para determinar o traçado mais viável para os dois eixos, considerando os custos, o impacto socioeconômico e o tempo de viagem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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