O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, durante visita às obras do BRT ABC, anunciou um novo prazo para a entrega do sistema de transporte de média capacidade, que pretende conectar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo: janeiro de 2026. Antes de janeiro do próximo ano, está prevista a realização de testes nas vias.
O projeto foi apresentado em 2019 como substituto da extinta Linha 18-Bronze do Metrô, que seria construída no formato de monotrilho, e foi divulgado como uma solução mais rápida. No entanto, passados seis anos, apenas 4 quilômetros de vias e uma estação foram concluídos. As paradas terão porta de plataforma, ar condicionado e Wi-fi.
Atrasos na entrega
A previsão de 2019 era a entrega em 18 meses. Posteriormente, foi anunciado que o sistema de transporte seria entregue em 2022. Mas as obras em parte do trajeto começaram apenas naquele ano e foram prometidas para 2024, e depois em 2025.
Ramuth argumentou que o primeiro trecho de quatro quilômetros foi feito mesmo com as ações judiciais, que segundo ele, acabaram atrasando o projeto.
Até o momento, foi revelado apenas um veículo que opera como trólebus e possui baterias para alimentação. O sistema vai utilizar a própria rede elétrica para alimentar as baterias.
Demais Trechos
As obras do BRT ABC estão concentradas entre São Bernardo do Campo e Santo André. Sobre o trecho em São Paulo, o vice-governador informou que ainda há “acertos em projetos na região do Tamanduateí”. Quanto às licenças ambientais, que representavam um desafio para a continuidade do projeto, Ramuth afirmou que as autorizações já foram emitidas.
Solução Definitiva
Sem detalhar prazos específicos, o vice-governador mencionou que o Estado está avançando com o projeto da Linha 20-Rosa do Metrô, como a “solução definitiva” que deverá cruzar o BRT ABC na região de Afonsina.
O BRT ABC terá capacidade para transportar cerca de 170 mil passageiros por dia. Em sua primeira fase, segundo o governador, o sistema atenderá 140 mil passageiros. Já a extinta Linha 18-Bronze previa transportar aproximadamente 340 mil passageiros por dia.
Por sua vez, a futura Linha 20-Rosa, que atenderá outra demanda de origem-destino, deverá transportar mais de 1,29 milhão de passageiros diariamente.