A CRRC, fabricante chinesa de trens, foi habilitada para produzir 44 novos trens para o Metrô de São Paulo, conforme divulgado no portal de Compras do Governo do Estado. A empresa apresentou a melhor proposta na licitação destinada à renovação da frota metroviária. Quando uma empresa é habilitada em uma licitação, significa que ela foi considerada apta para executar o serviço ou fornecer o produto solicitado
A possível subsidiária brasileira da fabricante, denominada CRRC Brasil Equipamentos Ferroviários Ltda, participou da sessão de habilitação nesta segunda-feira, apresentando a documentação necessária. A Alstom, que ficou em segundo lugar, chegou a manifestar intenção de recorrer.
Novas tecnologias e operação driverless
As composições contratadas poderão ser configuradas para operar no modo driverless (sem operador). O edital especifica que cada trem contará com um console de condução embutido no Carro A, equipado com uma tampa retrátil e removível, projetada ergonomicamente de acordo com a norma UIC 651 OR, permitindo sua utilização em pé.
O Centro de Controle Operacional (CCO) terá visibilidade total do console, graças a uma câmera de lente grande angular instalada no teto, que será acompanhada por iluminação direcionada. Essa estrutura permitirá que o CCO oriente o atendente em situações de operação manual.
Além disso, o sistema será equipado com sensores para detectar qualquer tentativa de abertura da tampa retrátil, com alertas enviados ao registrador de eventos, ao CCO e ao TCMS. No entanto, ainda não há previsão para a ativação da funcionalidade driverless, e os trens, inicialmente, contarão com cabines removíveis para operação com condutor.
Uso da frota
Os novos trens serão diferentes dos que atualmente circulam nas linhas 1, 2 e 3. Entre as inovações, destacam-se a passagem contínua entre os carros, portas que abrem para fora e entradas USB, oferecendo maior conforto e praticidade aos passageiros.