A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aditou um contrato para fornecimento de energia para a nova estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade.
O aditamento trata da prestação de serviços de engenharia para elaboração de projeto executivo, fabricação, fornecimento e implantação do sistema de suprimento de energia de tração da extensão da Linha 9-Esmeralda, trecho Grajaú – Varginha. Apesar do trecho ser operado pela iniciativa privada, as obras estão a cargo da estatal.
O termo
O Termo de Aditamento tem por finalidade a prorrogação do prazo de execução dos serviços em 12 (doze) meses e dos respectivos Marcos de Controle de Início e dos Marcos de Controle de Entrega (Cronograma Físico-Financeiro), mantendo-se o prazo de 6 (seis) meses de Operação Assistida, com acréscimo de valor.
Em razão do presente aditamento, o valor do contrato passará a ser de R$ 45.497.798,39 (quarenta e cinco milhões, quatrocentos e noventa e sete mil, setecentos e noventa e oito reais e trinta e nove centavos), com data-base em maio de 2017. O contrato foi estabelecido com a Siemens Mobility Soluções de Mobilidade Ltda.
A nova estação Varginha deveria ser entregue em 2024, mas a inauguração deve ocorrer apenas neste ano. Há ainda a previsão de um terminal de ônibus, que deve ser entregue em 2026.