A capital da Finlândia, Helsinque, destaca-se como uma das cidades mais singulares e peculiares da Europa, tanto pelo clima quanto pela relação dos moradores com o transporte coletivo. A cidade possui uma extensa e pontual rede de bondes, que aparenta ser o principal meio de transporte utilizado pelos residentes.
Helsinque é frequentemente citada como um exemplo prático do conceito de “cidades de 15 minutos”, um modelo urbano no qual a maioria das necessidades diárias pode ser atendida com meios de transporte ativos, como caminhar ou pedalar, a partir das residências. Esse conceito, popularizado por Anne Hidalgo, prefeita de Paris, encontra na capital finlandesa um exemplo bem-sucedido, com destaque para o sistema de bondes integrado a outras soluções de mobilidade.
A cidade oferece um aplicativo que integra o acesso ao transporte público, bicicletas e carros compartilhados, além do aluguel tradicional de veículos, facilitando a mobilidade urbana sustentável.
A operação dos VLTs
A gestão da rede de bondes de Helsinque é realizada pela Metropolitan Area Transport Ltd, uma estatal que também administra partes do metrô local. Sua subsidiária, a Suomenlinnan Liikenne Oy, opera a balsa Suomenlinna, que conecta a capital à ilha de mesmo nome. A operadora foi criada em fevereiro de 2022 para substituir a Helsinki City Transport, com o propósito de apoiar a expansão das redes de bondes e metrô para as cidades vizinhas de Espoo e Vantaa.
A rede de bondes da capital finlandesa possui 94 km de extensão, emprega cerca de 1.350 funcionários e registra 128 milhões de viagens anuais no transporte público.
“Facilitamos o crescimento sustentável da área metropolitana de Helsinque construindo uma cidade com uma rede ferroviária para o futuro e mantendo-a em movimento”, afirma o site da operadora. Além de ser responsável pela construção e operação da infraestrutura de transporte público, a empresa adota um compromisso com a gestão das emissões de suas operações ao longo de todo o ciclo de vida, priorizando a sustentabilidade presente e futura.
É o tema do nosso novo vídeo da série Via Trolebus Europa: