Maercio Maia | Via Trolebus
VLT

Conheça 4 projetos de VLT em São Paulo

A versão mais moderna do bonde é utilizada em eixos de transporte de média capacidade, combinando a eficiência do transporte sobre trilhos com a versatilidade de corredores de ônibus e paradas mais curtas. Trata-se dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), presentes em países da Europa e da Ásia, que prometem chegar ao Estado de São Paulo.

Na verdade, já existe um eixo de VLT na Baixada Santista, ligando Santos e São Vicente, com possibilidade de expansão até Praia Grande e Guarujá. Além disso, o estado tem pelo menos quatro projetos planejados para esses chamados trens leves, alguns já com previsão de leilão.

Entre os quatro projetos, três se assemelham a metrôs leves, projetados para operar em eixos e avenidas movimentadas. O quarto, por sua vez, busca promover a revitalização de áreas degradadas.

Linha 14-Ônix: VLT na Região Metropolitana de São Paulo

A nova linha da CPTM, que poderá ser concedida junto com a Linha 10-Turquesa, promete ligar Guarulhos e Santo André, passando pela zona leste de São Paulo e por bairros importantes como São Miguel, Itaquera e Sapopemba.

A Linha 14 foi inicialmente concebida como um VLT na década passada, posteriormente cogitada como monotrilho e, em seguida, como trem pesado convencional. Atualmente, de acordo com declarações do secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, a linha está sendo projetada como um “VLT de alta capacidade”.

  • Prazo: O leilão das linhas 10 e 14 pode ocorrer ainda neste ano, conforme informações da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI). O projeto, com 32 km de extensão e 22 estações, será um empreendimento greenfield, com integração radial na região leste de São Paulo.
STM

VLT de Sorocaba

O sistema terá 25 km de extensão e 13 estações, com o objetivo de melhorar a capacidade do transporte público local, aproveitando o eixo ferroviário existente. Ele também facilitará o acesso à capital via TIC Eixo Oeste, além de reduzir a emissão de carbono e os congestionamentos. O projeto beneficiará 760 mil pessoas e gerará 2 mil empregos diretos e indiretos.

  • Prazo: O período de consulta pública e a previsão para assinatura do contrato foram divulgados como etapas importantes para o início das obras. Segundo a Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos, a consulta pública está programada para ocorrer entre o terceiro e o quarto trimestre de 2026, com o edital sendo lançado em seguida. A assinatura do contrato está prevista para o final de 2027 ou início de 2028.
Fonte: SPI

VLT de Campinas

Esse sistema contará com 44 km de extensão, sendo intermunicipal e conectando Campinas, Hortolândia e Sumaré. O projeto integrará o Aeroporto de Viracopos e o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.

  • Dados técnicos: O VLT terá dois ramais de 22 km cada, com 18 estações, beneficiando 1,6 milhão de pessoas e gerando cerca de 3 mil empregos.
  • Prazo: Estudos devem ser concluídos até 2026, de acordo com o portal “O Liberal”.

Bonde SP: VLT no centro de São Paulo

Em 2023, a Prefeitura de São Paulo anunciou planos para implementar um VLT no centro da cidade, batizado de “Bonde SP”. Este projeto busca modernizar a mobilidade na região central, promovendo também a revitalização urbana.

  • Dados técnicos: Com 12 km de extensão e duas linhas, o sistema terá 27 estações que conectarão cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM. Ele também facilitará o acesso a espaços públicos como o Vale do Anhangabaú, Largo do Paissandu, Largo do Arouche e Parque Minhocão.
  • Prazo: A inauguração está prevista para 2027, conforme anunciado durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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