A nova Linha 14-Ônix deve conectar o ABC Paulista até Guarulhos e deve ser leiloada junto com a Linha 10-Turquesa da CPTM. Os projetos estão em consulta pública, e as audiências públicas ocorrem em fevereiro.
A nova Linha 14 terá 32 km de extensão, previsão de 23 novas estações, cruzando também bairros da zona leste de São Paulo.
VLT
De acordo com os arquivos para consulta pública, os trens devem ter 45 metros de comprimento e poderão ter até 9 módulos. O edital ainda não especifica a quantidade, mas determina que a frota deva atender no mínimo 6.200 (seis mil e duzentos) passageiros no período de pico por sentido, com uma taxa de ocupação máxima de 6 (seis) passageiros por metro quadrado (m²). Poderá ser adaptável aos picos de demanda, podendo ser duas ou mais composições acopladas.
Terá bitola internacional de 1.435 mm, igual às Linhas 4, 5 e 6 do metrô. Poderá chegar a velocidades máximas de 80 km/h e poderá ser alimentado por energia elétrica, supercapacitores ou baterias.
Sinalização
O edital determina que o sistema ERTMS/ETCS2 seja proposto para a Linha 14, devendo prever em seu projeto o controle manual, com sinalização do tipo Marcha à Vista, apenas nos trechos com compartilhamentos.
Marcha à Vista significa o movimento em que o maquinista deve regular a velocidade de forma a poder parar na extensão da via que avista, caso surja qualquer obstáculo ou sinal de parada à sua frente, não excedendo, em caso algum, a velocidade de 30 km/h.
Para os trechos segregados, deverá ser comutado para o modo ATO/ATP e deverá ser alertado ao condutor tal mudança. Há a previsão de túnel, vias elevadas e tráfego compartilhado.
Concessionária pode apresentar alternativas
O edital diz ainda que a concessionária poderá apresentar uma solução de material rodante alternativa, que não seja a de VLT, à artesp e ao poder concedente, até o término da fase pré-operacional.