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Condução manual e acopláveis: detalhes dos VLTs da Linha 14-Ônix

A nova Linha 14-Ônix deve conectar o ABC Paulista até Guarulhos e deve ser leiloada junto com a Linha 10-Turquesa da CPTM. Os projetos estão em consulta pública, e as audiências públicas ocorrem em fevereiro.

A nova Linha 14 terá 32 km de extensão, previsão de 23 novas estações, cruzando também bairros da zona leste de São Paulo.

Fonte: Governo de São Paulo

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De acordo com os arquivos para consulta pública, os trens devem ter 45 metros de comprimento e poderão ter até 9 módulos. O edital ainda não especifica a quantidade, mas determina que a frota deva atender no mínimo 6.200 (seis mil e duzentos) passageiros no período de pico por sentido, com uma taxa de ocupação máxima de 6 (seis) passageiros por metro quadrado (m²). Poderá ser adaptável aos picos de demanda, podendo ser duas ou mais composições acopladas.

Terá bitola internacional de 1.435 mm, igual às Linhas 4, 5 e 6 do metrô. Poderá chegar a velocidades máximas de 80 km/h e poderá ser alimentado por energia elétrica, supercapacitores ou baterias.

Sinalização

O edital determina que o sistema ERTMS/ETCS2 seja proposto para a Linha 14, devendo prever em seu projeto o controle manual, com sinalização do tipo Marcha à Vista, apenas nos trechos com compartilhamentos.

Marcha à Vista significa o movimento em que o maquinista deve regular a velocidade de forma a poder parar na extensão da via que avista, caso surja qualquer obstáculo ou sinal de parada à sua frente, não excedendo, em caso algum, a velocidade de 30 km/h.

Para os trechos segregados, deverá ser comutado para o modo ATO/ATP e deverá ser alertado ao condutor tal mudança. Há a previsão de túnel, vias elevadas e tráfego compartilhado.

Concessionária pode apresentar alternativas

O edital diz ainda que a concessionária poderá apresentar uma solução de material rodante alternativa, que não seja a de VLT, à artesp e ao poder concedente, até o término da fase pré-operacional.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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