Ao menos cinco trens da série 7000 foram devolvidos à CPTM pela ViaMobilidade, segundo levantamento realizado pelo canal Trens Metrô. Confira a lista:
- Q148: Primeiro a ser devolvido.
- Q116: Segundo.
- Q040: Terceiro.
- Q036: Quarto.
- Q004: Quinto.
Ainda restam quatorze trens dessa série para serem devolvidos à operadora estatal.
A concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda também devolveu seis trens da série 7500, além de oito trens da série 8500. De acordo com o contrato de concessão, as composições das séries 7000 e 7500 precisam passar por revisão geral antes de serem oficialmente devolvidas ao poder concedente.
Destino das séries 7000 e 7500
Com os 27 trens das séries 7000 e 7500 retornando à CPTM, a estatal deverá ter uma frota excedente, já que não há previsão de retirada de outras composições, além das da série 2000, que já foram desativadas.
Com a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o edital de licitação prevê que os trens das séries 8000, 8500, 2500 e 700 sejam transferidos para a nova operadora. Já as séries 2070 e 7500 deverão ser alocadas na Linha 10-Turquesa, complementadas por empréstimos de trens da série 7000.
Resta saber como a CPTM e a nova concessionária irão organizar e otimizar o uso dessa frota disponível.