A exportação de ônibus com zero emissão de poluentes da China registrou um aumento de 28% em 2024, totalizando 15.444 unidades, segundo informações do portal Chinabuses.org. Aproximadamente 25% do total de veículos exportados utilizam energia elétrica.
BYD na liderança
A BYD liderou o mercado, com 3.582 ônibus de nova energia exportados, sendo a única fabricante a ultrapassar a marca de 3.000 unidades.
A Yutong ficou em segundo lugar, com 2.700 ônibus elétricos exportados, um crescimento de 84% em relação ao ano anterior, atingindo uma participação de mercado de 17,5%. Em 2023, a Yutong registrou mais de 36.000 unidades comercializadas globalmente, incluindo mais de 700 na Europa.
A Higer ocupou a terceira posição, com 1.907 ônibus de nova energia exportados, representando um crescimento de 40% em relação a 2023 e alcançando 12% do mercado.
CRRC na produção de ônibus
Outro destaque foi a CRRC Electric Vehicle, uma divisão focada em ônibus da empresa mais conhecida por produzir trens. A marca conquistou o sétimo lugar, com um impressionante crescimento de 366,52% ano a ano. Além disso, a CRRC entrou no top 10 de exportadores em 2024, aumentando sua participação de mercado de 3,9% para 6,68%, demonstrando forte potencial para os próximos anos.
Ao todo, o país asiático exportou 60.000 ônibus, sendo 15.444 unidades elétricas.
O Via Trolebus visitou a China e conheceu uma das fábricas de ônibus elétricos: