A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) recebeu nesta quinta-feira (9) o 50º ônibus adquirido pelo Governo do Pará como parte do contrato que prevê a entrega de 265 veículos exclusivos para o Sistema BRT Metropolitano. Entre os veículos recebidos, os primeiros seis ônibus elétricos.
A Artran, responsável por supervisionar e fiscalizar o processo de aquisição, começou a receber os novos veículos em dezembro de 2024. Cada unidade passa por uma vistoria detalhada para verificar a conformidade com os itens estabelecidos no contrato. Após aprovação, os ônibus são encaminhados para o local onde ficarão armazenados até o início da operação do Sistema BRT.
De acordo com Eduardo Ribeiro, diretor-geral da Artran, os ônibus elétricos serão entregues em lotes de 10 unidades. “Esses seis primeiros fazem parte dos 40 ônibus elétricos adquiridos pelo Estado para operar no BRT Metropolitano. Hoje recebemos os seis iniciais e, na próxima semana, mais quatro chegarão, completando o primeiro lote. Até abril, os outros 30 veículos serão entregues, totalizando a frota de 40 ônibus elétricos. Essa nova tecnologia será incorporada à operação do BRT Metropolitano no corredor BR-Almirante Barroso”, explicou.
Eduardo Ribeiro também destacou que, com a chegada dos seis veículos elétricos, o total de ônibus já recebidos em Belém alcança 50 unidades. Os outros 44 ônibus são movidos a diesel e seguem o padrão Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes, oferecendo um sistema mais moderno e sustentável.