O governo estadual planeja lançar ainda este ano as audiências públicas para a concessão de três novas linhas metroviárias, de acordo com informações divulgadas no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI).
As linhas envolvidas são:
- Linha 19-Celeste: Anhangabaú (SP) – Bosque Maia (Guarulhos)
- Linha 20-Rosa: Santo André – Santa Marina
- Linha 22-Marrom: Sumaré – Cotia
Por meio de parcerias público-privadas (PPP), essas novas conexões devem ampliar significativamente a capacidade de transporte do sistema metroviário na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, o Metrô conta com 101,1 km de linhas em operação e 35,8 km de extensões classificadas como prioritárias.
Os estudos técnicos estão sendo conduzidos pela International Finance Corporation (IFC), ligada ao Banco Mundial, que é referência global no desenvolvimento de projetos voltados ao setor privado.
Próximos passos
Conforme o site da SPI, o edital de licitação das novas linhas deve ser publicado no primeiro trimestre de 2026, com o leilão previsto para o segundo trimestre do mesmo ano. A assinatura do contrato está programada para o terceiro trimestre de 2026.
Nos últimos anos, foram discutidas possibilidades de integração das novas linhas com as já existentes, como a 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Tanto o governador Tarcísio de Freitas quanto o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, já comentaram publicamente sobre essa proposta.