O Metrô de São Paulo adquiriu 19 novos trens para a Linha 15-Prata de monotrilho, e o material rodante está em produção pela CRRC na China, em uma joint venture com a Alstom.
O primeiro trem da chamada frota S chegou ao Pátio Oratório em novembro do ano passado.
Demais trens
De acordo com o último relatório de empreendimentos da operadora, o sétimo trem, chamado S34, está em montagem na China.
Já o quarto trem (S31) estava seguindo para o Porto de Xangai antes de ser enviado ao Brasil. Ou seja, ao menos três trens estão em transporte da China para o Brasil:
Os trens passarão por testes estáticos e dinâmicos antes de serem integrados à operação, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.
A nova frota reforçará o atendimento na Linha 15-Prata, acompanhando a expansão em direção às futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego. A entrega das 19 composições será concluída até 2026, contribuindo para maior conforto, capacidade e segurança no transporte de passageiros.
Os novos trens
Atualmente, a linha atende cerca de 140 mil passageiros por dia. Os novos trens contam com tecnologia avançada, como o sistema UTO (Unattended Train Operation), que permite a operação totalmente automatizada, similar à utilizada na Linha 4-Amarela.
Além disso, os trens possuem monitoramento por câmeras, iluminação LED e um sistema de gestão inteligente de energia, garantindo maior segurança, eficiência e conforto para os usuários.