Até os anos 2000, a China não figurava entre os países com serviços ferroviários rápidos. No entanto, a partir de 2008, passou a operar trens que superam os 300 km/h no trecho entre Pequim e Tianjin.
Desde então, o país asiático ultrapassou redes ferroviárias tradicionais, como as europeias e japonesas, tornando-se detentor da maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo. A malha chinesa soma mais de 46 mil quilômetros e inclui a linha mais extensa do planeta, que liga Pequim a Kunming em um percurso de 2.760 quilômetros.
A Inspiração e o Crescimento da Rede
A ideia de construir a maior rede de trens de alta velocidade do mundo, chamada de “sonho ferroviário de alta velocidade”, foi inspirada no Japão, pioneiro no setor desde 1964.
A implantação do primeiro trecho na China começou em 1995, após anos em que o transporte ferroviário enfrentava problemas semelhantes aos do Brasil, com passageiros migrando para meios mais rápidos e modernos, como ônibus e aviões. Em 1993, por exemplo, a velocidade média dos trens comerciais no país era de apenas 48 km/h.
Antes de atingir os atuais 350 km/h, as ferrovias passaram por um processo gradual de modernização, permitindo, inicialmente, viagens a 160 km/h. Esse avanço foi resultado do programa “Speed-Up”, que promoveu seis campanhas ao longo de 20 anos.
As obras incluíram a retificação de linhas, nova eletrificação, separação entre trens de passageiros e cargas, além da fabricação de trens específicos para serviços rápidos. Também foram realizados ajustes como redução de curvas e instalação de trilhos soldados contínuos, contribuindo para o aumento das velocidades.
Planos para o Futuro
A China apresentou recentemente um novo modelo de trem de alta velocidade capaz de atingir impressionantes 450 km/h, 100 km/h a mais do que os modelos atualmente em operação, que alcançam 350 km/h.
De acordo com a operadora ferroviária chinesa, o novo modelo foi oficialmente apresentado em Pequim e é projetado para operar comercialmente a velocidades de 400 km/h.
Desenvolvimento e Testes
O projeto do CR450 teve início em 2018. Entre 2022 e 2023, o protótipo foi submetido a uma série de testes em linhas como Mianchi-Mengzi e Fuzhou-Xiamen, demonstrando avanços significativos na tecnologia ferroviária chinesa.
O Via Trolebus embarcou em um trem bala chinês, e mostra nessas imagens: