Fonte: SPI
Metrô SP

2025 será um ano decido para o projeto da Linha 16-Violeta do Metrô

O Governo Paulista planeja realizar audiências públicas para a construção da nova Linha 16-Violeta do Metrô ainda em 2025, bem como o leilão do novo eixo de transporte de alta capacidade, conforme informou a CNN.

As audiências estão previstas para o segundo semestre, quando serão apresentados mais detalhes do projeto, que deve conectar as regiões dos Jardins à Zona Leste. A linha pretende aliviar a lotação de outras linhas, como a 3-Vermelha e a 15-Prata, além de oferecer suporte à Linha 2-Verde, que será estendida até a Penha.

O projeto da Linha 16

A Linha 16 surgiu a partir de estudos do Metrô de São Paulo, com a proposta de conectar a Cidade Tiradentes à estação Oscar Freire, passando por bairros como Cidade Líder, Vila Formosa, Mooca e Cambuci.

O Metrô desenvolveu um projeto diretriz extenso, composto por dois documentos com mais de mil páginas cada. A nova linha foi idealizada com base no eixo leste da Linha 6-Laranja, que originalmente previa a ligação entre São Joaquim e Cidade Líder. Com o tempo, o projeto foi ampliado em ambas as extremidades. Chegou a licitar também o anteprojeto de engenharia, assim como estudos de solo, necessários para colocar a ideia de pé.

Fonte: Governo de SP
  • Número de estações: até 25 estações (segundo projeto da Acciona)
  • Extensão: 32 km
  • Investimento: R$ 38,4 bilhões

A Linha 16 contará com oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14 Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.

Inovações

Inovações inspiradas na Linha 9 de Barcelona foram incorporadas, como o uso de uma supertuneladora capaz de criar espaço para quatro vias: duas para circulação dos trens e duas adicionais para estacionamento ou plataformas. Essa abordagem reduziria a necessidade de poços e pátios, gerando economia de espaço e custos.

No entanto, a atual gestão considera reaproveitar as tuneladoras utilizadas na Linha 6-Laranja para o novo projeto, contrariando os planos originais do Metrô.

“Faz todo o sentido porque, como a Acciona já está mobilizada, com duas tuneladoras em operação na Linha 6, uma delas concluirá seus trabalhos no próximo ano. Assim, posso direcionar essa tuneladora para as obras da Linha 16”, afirmou em agosto de 2024 o governador Tarcísio de Freitas.

A ideia do governo é a construção faseada, com o primeiro trecho entre Oscar Freie e Abel Ferreira.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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