Reprodução: redes sociais
Metrô SP

Trilhos e suporte para rede elétrica já são vistos em túnel da Linha 6

As obras do Pátio Morro Grande, futuro local de estacionamento e manutenção da Linha 6-Laranja de metrô, avançam e estão próximas de 70% de conclusão. De acordo com o site Linha Uni, responsável pelas obras e pela futura operação do eixo de transporte, o local já atingiu 67,59% de conclusão. Enquanto isso, a futura estação Brasilândia registra 62,60% de avanço nas obras.

Por outro lado, o tatuzão norte chegou recentemente à estação Maristela, restando apenas o trecho até a Brasilândia para ser escavado. Com a chegada a Maristela, a obra alcançou a marca de 11,5 km de túneis totalmente escavados, conectando 12 das 15 estações em construção.

Divulgação: Linha Uni

O tatuzão que trabalha no sentido São Joaquim está atualmente entre as estações 14 Bis – Saracura e Bela Vista. Após concluir esse trecho, seguirá em direção à sua parada final.

Trabalhos no túnel

Com a escavação prevista para ser concluída nos próximos meses, os trabalhos agora se concentram na instalação de equipamentos nos túneis. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a colocação de trilhos e dos suportes que sustentarão a rede elétrica. Este sistema, conhecido como catenária rígida, é similar ao utilizado nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

Reprodução: redes sociais

Inaugurações

A Linha 6-Laranja tem previsão de inauguração em duas etapas: a primeira em 2026 e a segunda em 2027. O novo eixo ligará a Zona Norte, a partir da Brasilândia, até São Joaquim, na região central de São Paulo.

O trajeto completo deverá levar cerca de 23 minutos, com expectativa de atender aproximadamente 630 mil passageiros por dia, integrando-se às linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi do sistema metroferroviário.

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus