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CPTM

Trem que marcou época faz última viagem na CPTM

A Série 2000 da CPTM representa um marco na história da companhia, que opera o transporte ferroviário metropolitano em São Paulo há cerca de três décadas. Essas composições foram as primeiras zero quilômetro adquiridas pela empresa, consolidando um novo padrão de modernidade e eficiência.

Expresso Leste

A Série 2000 também marcou o início do Expresso Leste, o primeiro serviço especial implantado pela CPTM. Esse serviço reduziu significativamente o tempo de viagem entre a Zona Leste e o centro da capital paulista, beneficiando milhares de passageiros diariamente.

“O encerramento da operação do trem Série 2000 é um marco histórico para a CPTM e seus passageiros. Esses trens desempenharam um papel fundamental na mobilidade urbana por mais de duas décadas, conectando milhões de pessoas diariamente. É um momento de celebração pelo legado deixado,” destaca Paulo Mota, gerente de circulação e controle operacional da CPTM.

O evento não apenas marca o encerramento da operação de uma série de trens, mas destaca o compromisso da CPTM com a modernização de sua frota, que já conta com composições mais novas e tecnológicas, que é o caso dos trens das séries, 8500, 9500 e 2500. “Modernizar a frota é essencial para continuarmos atendendo às demandas de nossos passageiros com mais eficiência, conforto e segurança,” ressalta Mota.

Renato Lobo | Via Trolebus

Tecnologia Avançada e Benefícios Operacionais

Esses trens foram os primeiros da CPTM a utilizarem tração por corrente alternada (CA), o que trouxe melhorias notáveis, como:

  • Maior agilidade: Trens mais rápidos e responsivos.
  • Produtividade elevada: Operações mais eficientes.
  • Confiabilidade superior: Menor taxa de falhas.

A tração CA provou ser tecnicamente superior à tração por corrente contínua (CC), oferecendo melhor aderência das rodas aos trilhos e reduzindo os custos gerais ao longo do ciclo de vida do trem.

Produção e Operação

Os trens da Série 2000 foram fabricados entre 1997 e 2000, iniciando suas operações na Linha 11-Coral. A partir de 7 de agosto de 2016, com a chegada gradativa das novas composições da Série 8500 na Linha 11, as composições espanholas da Série 2000 foram realocadas para a Linha 12-Safira.

Durante esse período, transportaram mais de 1 bilhão de passageiros, o equivalente a 4,6 vezes a população do Brasil, e percorreram cerca de 47 milhões de quilômetros – uma distância capaz de dar 1.293 voltas ao redor do planeta ou realizar mais de 60 viagens de ida e volta à Lua.

Veja imagens da última viagem:

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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