O novo trem da linha 17-ouro deve iniciar os primeiros testes em janeiro, de acordo com uma postagem do governador Tarcísio de Freitas. No entanto, o governador cometeu um equívoco ao ilustrar os avanços da implantação da linha que ligará ao Aeroporto de Congonhas com uma imagem do trem da Linha 15-Prata.
Segundo Tarcísio, os track-switches — equipamentos que permitem a troca de via pelos trens — serão instalados em breve. A primeira composição, fabricada pela BYD, deve ser içada para a parte superior do Pátio Água Espraiada, onde será preparada para os testes iniciais.
“O trem da Linha 17-Ouro. Agora vamos instalar os aparelhos de mudança de via e içá-lo em janeiro para iniciar os testes. As obras estão avançando, assim como as do Rodoanel Norte. Em 2026, entregaremos as duas obras que ficaram muito tempo paradas”, declarou o governador.
Segundo novo trem
O segundo trem da linha já está a caminho do Brasil. Em entrevista ao Via Trolebus durante a InnoTrans 2024, Alexandre Barbosa, Diretor Global de Projetos da BYD, comentou sobre o cronograma de entrega das composições.
“Agora começamos os testes, realizando todos os procedimentos com o segundo trem, que já está sendo liberado na China. A previsão é que ele seja embarcado entre os dias 15 e 17 de outubro. Nossos engenheiros, juntamente com os engenheiros do Metrô, estão na China para liberar o segundo trem e enviá-lo para o Brasil”, explicou Barbosa.
O Via Trolebus foi conferir o novo trem da Linha 17-Ouro:
Entrega dos trens restantes
Sobre os doze trens restantes, Barbosa informou que a entrega deve ser concluída em 2025.
“A partir de janeiro, teremos mais 12 trens. No total, são 14 composições. Planejamos entregar entre um e dois trens por mês, com a meta de que todos os 14 trens sejam entregues até julho”, afirmou o diretor.