Mobilidade Urbana

Testes em linhas novas e leilões: o que esperar em 2025 no Metrô e trem em SP

O ano de 2025 promete ser modesto em termos de expansão da malha metroferroviária, mas deve ser bastante movimentado no que diz respeito a concessões. O Via Trolebus fez um levantamento com base em comunicados e declarações de autoridades sobre projetos que visam ampliar o atendimento de alta capacidade.

Linha 2-Verde e o Tatuzão

As obras de extensão da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha, devem continuar em 2025. A expectativa é que o tatuzão chegue à estação Orfanato, onde será desmontado e remontado para seguir até Penha.

Metrô de São Paulo

Linha 4-Amarela: Obras até Taboão da Serra

Está previsto, já no início do ano, o início das obras de extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, segundo declarações do governador Tarcísio de Freitas.

Linha 5-Lilás: Avanço até Jardim Ângela

Outro projeto aguardado para 2025 é o começo das obras de extensão da Linha 5-Lilás, ligando Capão Redondo até Jardim Ângela, conforme anunciado por autoridades.

Linha 6-Laranja: Chegada do Primeiro Trem

Na Linha 6-Laranja, que conectará Brasilândia a São Joaquim, a expectativa está voltada para a chegada do primeiro trem, atualmente em produção pela Alstom.

Divulgação: Linha Uni

Há também a previsão para o início dos testes com os primeiros trens da linha, que poderá entrar em operação parcialmente em 2026.

Linha 7-Rubi: Início da TIC Trens

Para novembro de 2025, está prevista a transferência da operação da Linha 7-Rubi da CPTM para a TICTrens, conforme o contrato de concessão firmado entre as partes.

Linha 10-Turquesa: Fim do Serviço 710

As notícias não são tão positivas para os usuários do Serviço 710, que permite viagens diretas entre as Linhas 7 e 10 da CPTM.

Com a chegada da Linha 11-Coral até a Barra Funda em todos os horários de operação, o Serviço 710 deve ser extinto, impactando quem utiliza essa integração facilitada atualmente.

Renato Lobo | Via Trolebus

Linhas 11, 12 e 13: Leilão em março

Está previsto também o leilão dos três serviços, chamado de Lote Alto Tietê, que deve ocorrer no final e março.

Linha 15-Prata: Chegada de Novos Trens

O primeiro dos 19 novos trens já chegou à Linha 15-Prata. A expectativa é de que os outros 18 trens sejam entregues ao longo de 2025.

Além disso, espera-se o prosseguimento das obras de extensão do monotrilho até as estações Jacu Pêssego e Ipiranga, ampliando a cobertura do sistema.

Divulgação: Metrô de SP

Linha 16-Violeta: Leilão Previsto para 2025

Durante um balanço das ações do governo estadual, o governador Tarcísio de Freitas anunciou o lançamento do leilão da Linha 16-Violeta do Metrô.

Esse novo eixo de transporte de alta capacidade, quando concluído, conectará a estação Oscar Freire, na zona oeste, à Cidade Tiradentes, na zona leste.

Na primeira fase, o ramal deve alcançar a região da Avenida Abel Ferreira, próxima ao Anália Franco.

Linha 17-Ouro: Início dos Testes com Trens

Dos 14 trens previstos para a Linha 17-Ouro, dois já foram entregues.

A expectativa é que, em 2025, esses trens comecem os testes operacionais no trecho entre as estações Morumbi e Aeroporto de Congonhas, preparando a linha para sua futura operação.

Linha 19-Celeste: Planejamento para Obras

O Metrô de São Paulo planeja iniciar as obras da futura Linha 19-Celeste em 2026.O novo eixo de transporte vai ligar São Paulo e Guarulhos.

As contratações para os serviços necessários estão programadas para ocorrer já no primeiro trimestre de 2025, marcando o início da implementação desse novo projeto.

Trem Intercidades para Sorocaba: Leilão à Vista

Outro destaque é o leilão do trem intercidades, no eixo oeste, que deverá ligar São Paulo a Sorocaba.
O projeto busca oferecer uma alternativa de transporte rápido e eficiente entre as duas cidades, fortalecendo a mobilidade na região.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus