O Tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo alcança nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2024, a futura estação Santa Clara, conforme agenda divulgada pelo prefeito Ricardo Nunes.
Este é o terceiro ponto que o equipamento perfura, após passar pelas estações Vila Formosa e Anália Franco.
Próxima parada: Estação Orfanato
O próximo destino do equipamento será a estação Orfanato, que é atualmente a mais avançada entre as oito em construção. Segundo Eduardo Maggi, engenheiro e gerente de empreendimentos da Linha 2-Verde, em palestra na 30ª Semana da Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, essa estação já alcançou aproximadamente 82% de conclusão. No geral, o projeto de expansão da linha está 52% finalizado.
Cronograma de entrega
Maggi destacou que o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa deve ser inaugurado em novembro de 2027, enquanto o segmento de Vila Formosa até Penha será concluído em uma etapa posterior.
O destino final do Tatuzão nesta fase inicial é o Poço Falchi Gianini, próximo à estação Vila Prudente, que já está em operação. O percurso inclui o Poço Madrid, a estação Orfanato e abrange uma extensão de 4,5 km, sendo 3,7 km de túneis e 800 metros destinados a estações e poços.
Depois o maquinário será desmontado e remontado na Penha, e deve escavar até o ponto de Partida no Complexo Rapadura.