Durante a chegada do tatuzão à futura estação Santa Clara, o governador Tarcísio de Freitas comentou sobre os avanços na obra de extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, até a Penha, e os próximos passos, incluindo a segunda fase da expansão rumo a Guarulhos.
“A obra está avançando bem, conseguimos progressos significativos. Essa expansão do sistema metroviário será fundamental. Quando concluído o trecho Penha-Vila Prudente, por exemplo, serão agregados mais 320 mil passageiros por dia, atendendo 1,2 milhão de pessoas diariamente, que poderão viajar da Vila Madalena até a Penha,” afirmou o governador.
Próxima parada: estação Orfanato
A tuneladora seguirá agora para a futura estação Orfanato, que já ultrapassou 80% de conclusão. Segundo o governador, o maquinário deve chegar ao local no primeiro trimestre de 2025.
Até o final do primeiro semestre de 2025, está prevista a conexão com o trecho do túnel que leva até a Vila Prudente. Em um ano de operação, o tatuzão já passou pelas futuras estações Vila Formosa, Anália Franco e Santa Clara, além do Complexo Rapadura, ponto inicial dos trabalhos. No total, foram escavados 258 mil metros cúbicos de terra e instaladas 11.263 aduelas, que formam os 1.609 anéis de revestimento do túnel já posicionados.
Cronograma da expansão
O governador também apresentou o cronograma das entregas:
- Trecho Vila Prudente – Vila Formosa: previsto para 2027.
- Trecho Vila Formosa – Penha: entrega em 2028.
Extensão até Guarulhos
Sobre a segunda fase da expansão até Guarulhos, Tarcísio informou que um segundo tatuzão deverá iniciar os trabalhos partindo da Penha em 2026. A tuneladora já foi adquirida e terá sua montagem iniciada nos próximos meses.
O trecho entre a Penha e a estação Dutra, que terá cerca de seis quilômetros de extensão, está previsto para ser concluído em 2031.