Durante o balanço de ações do governo estadual em 2024, o governador Tarcísio de Freitas comentou sobre a futura Linha 20-Rosa do Metrô, que atenderá tanto a cidade de São Paulo quanto o ABC Paulista.
“Estamos em vias de contratar o projeto da Linha 20-Rosa, que vai atender o ABC”, afirmou o governador, sem entrar em detalhes sobre como essa contratação será realizada.
O que está sendo contratado pelo Metrô?
A Linha 20-Rosa, assim como as futuras Linhas 19-Celeste e 22-Marrom, está no processo de contratação de projetos pelo Metrô de São Paulo, que planejou as novas conexões. Essas linhas estão inseridas no programa de parcerias e investimentos, indicando uma provável concessão ao setor privado.
No entanto, no caso da Linha 19-Celeste, que ligará São Paulo a Guarulhos, o governo estadual, por meio do Metrô, deverá conduzir diretamente as obras, com as contratações previstas para o próximo ano. Para a Linha 20-Rosa, a estatal está em fase de contratação do projeto básico.
Características da Linha 20-Rosa
O novo eixo de transporte terá cerca de 30 km de extensão e incluirá 24 estações, conectando a região da Lapa a Santo André. O traçado partirá da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André e passará pelas estações Portugal, Príncipe de Gales e São Bernardo do Campo, cruzando o Rudge Ramos.
Em seguida, o trajeto continuará por Vila Livieiro e Cursino, chegando à conexão com a Linha 1-Azul na Estação Saúde. Depois, seguirá pelo eixo da Avenida Indianópolis, cruzando a Linha 5-Lilás em Moema, e avançará em direção ao bairro dos Jardins. De lá, atravessará a Linha 4-Amarela em Fradique Coutinho, a Linha 2-Verde em Cerro Corá, e chegará à Lapa, conectando-se à ferrovia. O trajeto se encerrará na Estação Santa Marina.
Terá dois pátios: Um em Santo André e outro em Santa Marina, e portanto, nas duas extremidades da Linha.