Fonte: SPI
Metrô SP

Tarcísio anuncia leilão da Linha 16-Violeta do Metrô para 2025

Durante um balanço das ações do governo estadual, o governador Tarcísio de Freitas anunciou o lançamento do leilão da Linha 16-Violeta do Metrô. O novo eixo de transporte de alta capacidade, quando concluído, ligará a estação Oscar Freire, na zona oeste, à Cidade Tiradentes, na zona leste. Em sua primeira fase, o ramal deve chegar até a região de Abel Ferreira, próximo ao Anália Franco.

“No ano que vem, devemos realizar o leilão da Linha 16. Isso porque continuaremos a estender a Linha 6-Laranja”, declarou o governador. Sobre a extensão futura até o extremo leste, ele afirmou: “Um dia, veremos a linha chegando à Cidade Tiradentes”.

Do projeto do Metrô ao interesse do setor privado

A Linha 16-Violeta, que contará com 25 estações ao longo de 32 km de extensão, está estimada em um investimento de R$ 38,4 bilhões. O projeto, elaborado pelo Metrô de São Paulo, prevê inovações como o uso de uma supertuneladora, capaz de escavar um túnel para quatro vias: duas para o tráfego dos trens e duas destinadas ao estacionamento e espaços para plataformas. Essa tecnologia poderia reduzir a necessidade de grandes construções e pátios operacionais.

Metro de Barcelona, que inspirou projeto da Linha 16-Violeta

A Acciona, empresa responsável pela construção da Linha 6-Laranja, manifestou interesse em desenvolver a Linha 16. A proposta da empresa inclui alterações no traçado, como a ligação à estação Ana Rosa em vez de Paraíso e uma extensão ao sul para atender a região do Parque do Ibirapuera.

Programa de Parcerias e Investimentos

Então, o governo do estado acabou qualificou a implantação da Linha 16-Violeta em seu Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O ramal promete melhorar a mobilidade dos usuários do transporte público. Foi aberto um chamamento público para que outras empresas manifestem interesse. Esse processo acaba em janeiro.

Fonte: Metrô de SP

Oito integrações

A Linha 16-Violeta contará com oito pontos de integração: com a Linha 1-Azul na estação Ana Rosa; com a Linha 2-Verde nas estações Ana Rosa e Anália Franco; com a Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire; com a Linha 10-Turquesa na estação São Carlos; com a Linha 14-Ônix na estação Santa Marcelina; com a Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste na estação Jardim Paulista. Além disso, a linha terá conexões com três terminais de ônibus.

Apelidada de “Linha dos Parques”, o novo trajeto passará próximo aos parques do Ibirapuera, da Aclimação e da Independência, contribuindo para o fortalecimento do lazer e das atividades culturais na capital paulista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus