A joint-venture PATS, liderada pela Alstom e com participação da chinesa CRRC, está finalizando a montagem do sexto trem da nova frota da Linha 15-Prata de monotrilho. O mais recente relatório de empreendimentos do Metrô informa que o veículo, identificado como S33, está sendo montado na fábrica localizada na China.
Os 19 novos trens, que compõem a frota “S”, complementam os 27 veículos da frota original, conhecida como “M”. O primeiro trem da nova série chegou ao Pátio Oratório, em São Paulo, no final de novembro.
Produção na China e logística até São Paulo
Os trens modelo Innovia Monorail 300 estão sendo fabricados na cidade de Wuhu, na província de Anhui, na China. Após concluídos, são transportados por estrada até um dos portos chineses, de onde seguem em navios para o Brasil.
Chegando ao país, os trens são transportados por caminhões que percorrem as rodovias Anchieta e dos Imigrantes e passam por vias estratégicas da capital paulista, como o Complexo Maria Maluf e a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, até chegarem ao Pátio Oratório.
Montagem no Pátio Oratório
No Pátio Oratório, os trens são descarregados das carretas e posicionados sobre as vigas do monotrilho com o auxílio de braços mecânicos. O processo de montagem completa do trem leva cerca de 20 dias, com os carros sendo instalados em sequência para otimizar o trabalho.
Tecnologia de ponta e operação automatizada
Os 19 novos trens da frota “S” são equipados com tecnologia avançada e estão projetados para operar em modo UTO (Unattended Train Operation), ou seja, sem condutor. Este sistema automatizado já é utilizado na Linha 15-Prata e é semelhante ao adotado na Linha 4-Amarela, sendo dotado de múltiplas camadas de segurança e redundância para evitar falhas graves.
Essa configuração garante uma operação altamente segura, mantendo o padrão de excelência das demais linhas do sistema metroviário de São Paulo. A modernização da frota da Linha 15-Prata reforça o compromisso com a eficiência e a segurança no transporte público.
Recentemente o Via Trolebus acompanhou a manutenção do monotrilho: