A expansão da Linha 15-Prata do monotrilho, entre as estações Jardim Colonial e Jacu-Pêssego, inclui a construção de um novo pátio de manobras e manutenção, projetado para abrigar parte da futura frota de 46 trens das frotas M e S.
De acordo com imagens compartilhadas nas redes sociais, o terreno começou a receber as primeiras vigas-guia, que funcionam como trilhos para os trens. O pátio, com área total de 53 mil m², contará com uma ampla área de manobra em curva, que será coberta.
Atualização das obras nas estações
A expansão da Linha 15-Prata prevê a extensão em ambas as pontas: de Vila Prudente até Ipiranga e de Jardim Colonial até Jacu-Pêssego, totalizando 21,1 km. O Metrô divulgou o andamento das obras nas futuras estações e no pátio, com base no relatório de empreendimentos de novembro:
- Estação Boa Esperança: armação e concretagem dos pilares do corpo da estação.
- Estação Jacu-Pêssego: armação e concretagem dos blocos do edifício técnico.
- Pátio Ragueb Chohfi: instalação de vigas-guia e execução do deck switch das vias de estacionamento.
- Trecho Jardim Colonial (exclusive) – Jacu-Pêssego: avanços nas estruturas da via.
- Trecho Vila Prudente (exclusive) – Ipiranga: armação, formas e concretagem dos blocos de fundação da via elevada.
Sexto trem novo
A joint-venture PATS, liderada pela Alstom em parceria com a chinesa CRRC, está concluindo a montagem do sexto trem da nova frota da Linha 15-Prata de monotrilho. De acordo com o mais recente relatório de empreendimentos do Metrô, o trem, identificado como S33, está sendo montado em uma fábrica na China.
Os 19 trens da frota “S” chegam para reforçar os 27 veículos da frota original, denominada “M”. O primeiro trem dessa nova série foi entregue ao Pátio Oratório, em São Paulo, no final de novembro, marcando um importante avanço no projeto de modernização e ampliação da linha.