O projeto para substituir os ônibus nos corredores do Rio de Janeiro por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) está estimado em R$ 12 bilhões, valor que deverá ser viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), conforme publicação do jornal O Globo.
Os planos envolvem a substituição do BRT pelo VLT nos corredores Transcarioca (que conecta o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão) e Transoeste (que liga o Jardim Oceânico, na Barra, a Campo Grande e Santa Cruz).
O orçamento inclui a aquisição dos veículos e a adaptação dos traçados, com a expectativa de atender cerca de 500 mil passageiros por dia.
Promessa do prefeito e novos projetos
Essa substituição foi uma das promessas do prefeito reeleito, Eduardo Paes, que inicialmente previu a troca para o início do ano. Além disso, está em discussão a criação de uma nova linha de VLT na Zona Sul. O trajeto contemplaria a Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, passando pelo Humaitá e pelo Jardim Botânico, até alcançar a Rua Marquês de São Vicente, na Gávea.
Realocação da frota articulada
Os ônibus articulados recém-adquiridos seriam transferidos para os corredores Transbrasil e Transolímpico, que continuariam operando com o sistema BRT.