A obra da Linha 6-Laranja de metrô conta com dois tatuzões que escavam os túneis em sentidos opostos. Uma das tuneladoras trabalha no sentido sul e, na semana passada, esteve envolvida em um incidente de deslizamento que afetou a futura Estação Bela Vista. A outra escava no sentido norte, tendo iniciado os trabalhos a partir da Estação Maristela.
De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que apresentou um balanço de sua gestão em 2024, já há previsões para a chegada das duas tuneladoras às suas estações finais. Ele informou que, no início de 2025, a tuneladora que segue para o norte deverá chegar à Estação Brasilândia, enquanto a que avança para o sul tem previsão de alcançar a Estação São Joaquim em março. Ambas as máquinas iniciaram os trabalhos em 2021.
Finalização dos Trabalhos
A chegada dos tatuzões não marca o término das obras. Ainda será necessário concluir as estruturas das estações e prédios técnicos, além de instalar toda a infraestrutura dos túneis, pátios e subestações. Após essas etapas, terá início a fase de testes dos trens, um processo que costuma levar meses.
O governo estima que o trecho entre Brasilândia e Perdizes será entregue no segundo semestre de 2026. Já a extensão até São Joaquim está prevista para 2027.
Governo Planeja Seguir com as Escavações
Embora não tenha dado muitos detalhes sobre as negociações para a expansão da Linha 6 até o Parque da Mooca, o governador afirmou que a tuneladora que trabalha no sentido sul deverá continuar os trabalhos até a futura estação que conectará a Linha 6 com a Linha 10-Turquesa da CPTM.
As estações planejadas no trecho de extensão são:
- Aclimação: Possivelmente nas proximidades da Rua Pires da Mota.
- Cambuci: Localizada no Largo do Cambuci.
- Monumento: Nas imediações da Avenida Pedro I.
- São Carlos/Parque da Mooca: Próxima à Avenida Presidente Wilson.
Há ainda tratativas de estender a linha na outra ponta, até a região da Velha Campinas.