Um novo projeto de lei busca estender os prazos para a implementação de ônibus elétricos na frota de transporte público da capital paulista. Na última quarta-feira (4), o Plenário aprovou, em primeira discussão, dois Projetos de Lei, incluindo o PL 825/2024, de autoria do vereador Milton Leite (UNIÃO).
Revisão das metas ambientais
O PL 825/2024 propõe ajustes nas metas de redução de emissões de poluentes pelos ônibus urbanos. Atualmente, a legislação exige que somente ônibus elétricos sejam adquiridos, mas a nova proposta sugere uma transição gradual, com as seguintes metas:
- Redução de 25% em 10 anos;
- Redução de 50% em 20 anos;
- Redução de 75% em 25 anos;
- Redução total de 100% em 30 anos.
O vereador argumenta que as metas atuais são inviáveis devido à falta de infraestrutura adequada para suportar uma frota totalmente elétrica.
São Paulo fica atrás de outras capitais sul-americanas
A cidade de São Paulo conta com menos de 500 ônibus elétricos, número muito inferior ao de outras capitais sul-americanas, como Santiago, no Chile, com 2.480 veículos, e Bogotá, na Colômbia, com quase 1.500 unidades. A meta inicial era que a capital teria 2,6 mil ônibus elétricos operando até o fim de 2024.
Desafios da infraestrutura de recarga
Um dos principais obstáculos para a ampliação da frota elétrica em São Paulo está relacionado às estações de recarga. Segundo uma reportagem do portal Metrópoles, 90% das garagens da cidade poderiam suportar até 50 ônibus elétricos sem grandes mudanças na infraestrutura de energia. Com pequenas ou médias adaptações, esse número poderia chegar a 150 veículos por garagem.